Sistema ABO
Em 1902, Karl Landsteiner junto a alguns cientistas, classificaram o sangue humano em quatro tipos, que foram: A, B, AB, O. Também conseguiram descobrir que alguns tipos sanguíneos eram incompatíveis por causa de uma reação imunológica entre substâncias dissolvidas no plasma sanguíneo e substâncias presentes nas células do sangue, as hemácias.

Essa descoberta foi muito importante para todos, pois antes dela, houveram muitos acidentes, entre eles o óbito por algum paciente ter recebido sangue incompatível ao seu. Por isso, é tão importante saber o tipo de sangue antes de uma transfusão do mesmo.
Uma pessoa com o tipo sanguíneo A, que tem aglutinina anti-B no plasma, não pode receber o sangue do tipo B ou AB. A mesma coisa acontece com uma pessoa que tem o tipo sanguíneo que contem aglutinina anti-A, essa não pode receber o sangue tipo A, nem AB. Já com quem tem o tipo AB, que não contém aglutinina no plasma, pode receber qualquer tipo de sangue, o tornando um Receptor universal. No entanto, uma pessoa que possui o tipo O, que possui os dois tipos de aglutinina no plasma, só recebem o sangue tipo O, porém, essas pessoas podem doar sangue para qualquer individuo, o tornando um Doador universal.
Fator Rh
Assim como o Sistema ABO, o Fator Rh também foi descoberto por Karl Landsteiner e sua equipe de cientistas. Eles fizeram a experiencia em um macaco da espécie Rhesus. Ele repararam que quando injetavam o sangue desse macaco em outras cobaias, elas produziam anti-corpos que eles nomearam de Anti-Rh, uma abreviatura de anti-rhesus. Eles fizeram então o mesmo teste com o sangue humano junto com o Anticorpo Rh e perceberam que 85% sofreram aglutinação o que insinua a presença do anti-Rh.Essas pessoas que tiveram as hemácias aglutinadas pelo anticorpo Rh foram nomeadas de Rh positivas (Rh+), assumindo que as mesmas têm um antígeno semelhantes ao dos macacos (fator Rh). As hemácias do restante não foram aglutinadas e por isso, foram nomeadas de Rh negativas (Rh-), negando a existência do fator Rh em em suas hemácias.
Ou seja, para descobrir se uma pessoa tem o Rh positivo basta misturar uma gota do seu sangue com uma solução com anticorpos Rh. Se as hemácias se aglutinem, essa pessoa tem sangue Rh+. Contrário, ela tem o sangue Rh-.
Nenhum comentário:
Postar um comentário