quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Engenharia Genética


Engenharia Genética 


É um conjunto de técnicas que trata da manipulação de genes de um determinado organismo. O objetivo é produzir organismos geneticamente melhorados para desempenhares melhor todas as suas funções e produzir substâncias uteis ao homem. 
Muito hormônios passaram a ser produzidos por bactérias de DNA modificado, através da engenharia genética, como a insulina que costumava ser produzida por animais e acabava causando alguns efeitos colaterais indesejáveis nos seres humanos. 

Mapeamento Genético

Os genes dos cromossomos podem ser mapeados através da técnica de hibridização chamada de in situ, onde são utilizadas sondas feitas a partir de proteínas que produz uma cadeia de DNA complementar que contém um marcador. Células de um organismo são retiradas e várias cópias de DNA são feitas, essas cópias são marcadas com os marcadores que podem ser radioativos e estudadas. 

Clonagem


Podemos produzir cópias idênticas de um mesmo organismo através da clonagem, usando a técnica do DNA recombinante - uma união de fragmentos do DNA de diferentes fontes biológicas -, é possível isolar enzimas de restrição de bactérias e clona-las. Essas enzimas promovem a fragmentação do DNA em determinadas regiões. Elas são produzidas por bactérias e atuam na defesa delas contra os vírus, cortando os pedaços do DNA viral em regiões especificas, de acordo com a sequência de bases nitrogenadas. Cria-se um DNA recombinante a partir da junção de um fragmento de DNA cortado com o DNA de outro organismo. Esse processo é chamado de clonagem de DNA.

Projeto Genoma 

O conjunto de genes que formam um organismo é chamado de Genoma. O projeto iniciou-se em 1990 e o objetivo era identificar a sequência de bases de cada gene.

A técnica fingerprint é muito usada, a partir dela, podemos identificar pessoas - muito útil para identificar suspeitos de crime -, e fazer testes de paternidades. O DNA é composto por regiões que não codificam proteínas formadas por unidades que possuem sequências definidas de bases e formam várias unidades repetidas. As alterações nestas sequência são nomeadas de polimorfismos e determinam variabilidades genética da população. 

No DNA fingerprint essas unidades são mapeadas.


Organismos transgênicos e agricultura 

Os organismos transgênicos são geneticamente modificados especialmente para a produção de substâncias de interesse para o consumo humano, eles recebemos genes de outros organismos. Essa técnica é muito usada na agricultura, há plantas que receberam DNA com bactérias que conferem resistência à insetos e componentes de herbicidas. 











quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Anomalias Genéticas

Anomalia Genética é o nome dado à um padrão típico nos genes ou cromossomos  que resulta em várias características físicas especificas, alguns exemplos.

  • Síndrome de Riley-day
Essa anomalia genética é um transtorno hereditário que afeta as funções dos nervos sensitivos periféricos ao longo do corpo e isso faz com que a pessoa não sinta dores. Os sintomas aparecem no nascimento e pioram ao longo do tempo.A causa vem de uma mutação no gene IKBKAO, no cromossomo 9.





  • Sindrome de Moebius 
Essa anomalia genética consiste em na falta de expressão facial, incapacidade de sorrir, estrabismo convergente, dificuldade para fechar os olhos, ressecamento da córnea; entre vários outras manifestações. A causa ainda não está clara, algumas pesquisas há deficiência na formação do nervo motor que inerva os músculos da face, mas alguns pesquisadores defendem a teoria de que a doença é hereditária, ou seja, que seja transmitida de pais para filhos.



  • Síndrome de Proteus
É o crescimento excessivo do tecido que caracteriza a síndrome de Proteus é progressiva e tende a afetar alguns tecidos e outros não, o que pode resultar no crescimento assimétrico do organismo, como cranio, os ossos, colunas, mãos etc. Na maioria das vezes, essa sindrome resulta em um crescimento excessivo em apenas um lado do corpo. 






  • Sindrome Hutchison-Gilford

É uma doença genética rara que acelera o processo de envelhecimento, cerca de sete vezes em relação a taxa normal. Faz com que uma criança de apenas 10 anos aparente ter 70 anos de idade. A expectativa de vida para as pessoas com essa rara doença é de 14 anos para as meninas e 16 anos para os meninos. Ainda não há cura, e até ano passado sua causa era desconhecida, mas agora pesquisadores descobriram que a doença está ligada a um gene que controla a estrutura do núcleo das células. Logo, pesquisadores estão a procura de uma provável cura para a doença.