sexta-feira, 15 de abril de 2016

F U N G O S

O que são fungos

  • Os fungos são encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. 

Eles já foram considerados como vegetais e protagonista, mas, hoje em dia, são agrupados á um reino a parte chamado de Reino Fungi. Eixste aqueles que são extremamente prejudiciais para a saude do ser humano, causando, por exemplo, intoxicação e também existem os parasitam vegetais mortos. Outros são até utilizados em alimento e outros onde se pode extrair substâncias para medicamento. Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. Diversos tipos agem em seres humanos causando várias doenças como, por exemplo, micoses.

Função dos Fungos

  • Comida
Os fungos são usados como fonte de alimentação em grande parte da história. Uma imensa variedade de cogumelos é empregada na culinária, como champignon, shimeji-preto, shiitake e trufas. Eles também são usados na produção dos alimentos, como a levedura, por exemplo, são frequentemente utilizados na produção de gêneros alimentícios. Ela é empregada na fermentação de suco de uva para a produção de vinho. As leveduras também entram no processo de fabricação da cerveja e também na produção de pães.
  • Antibióticos 
Os fungos desempenham um papel importante na produção de antibióticos, como a penicilina e a ciclosporina. Esses antibióticos são usados ​​para combater doenças fúngicas e bacterianas.
  • Função Ambiental 
Os fungos também são utilizados para a limpeza ambiental, como um agente desintoxicante. O tratamento de biorremediação, por exemplo, emprega os fungos para desintoxicar o solo poluído e a água.
  • Controle de pragas 

Os fungos têm sido efetivamente utilizados no controle de insetos, para eliminar vermes e uma gama de patógenos fúngicos e outros organismos.

Doenças causadas por Fungos

  • Pitiríase 
A pitiríase versicolor é uma micose de pele muito comum provocada pelo fungo do gênero Malassezia. A pitiríase versicolor também é conhecida pelos nomes pano baco, micose de praia ou tínea versicolor. 
  • Candidíase Oral
A candidíase oral, chamada popularmente de sapinho, é uma infecção da orofaringe provocada pelo fungo Candida albicans.Ela realmente pode ser um dos sinais de AIDS, mas costuma também surgir com frequência em crianças, idosos e pessoas com alguma alteração do sistema imunológico.
  • Frieira
A dermatofitose dos pés, conhecida também como tinea pedis, frieira ou pé de atleta, é a micose de pele mais comum no mundo. A frieira é uma infecção por fungos, que ataca preferencialmente a sola e os espaços entre os dedos dos pés.
  • Micose de Unha
Onicomicose (tinea unguium), conhecida popularmente como micose de unha, é o nome dado à infecção da unha causada por fungos. A onicomicose é uma infecção comum, acometendo cerca de 10% da população adulta e 20% dos idosos.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

B A C T É R I A S


A importância das bactérias 

Apesar de associarmos bactérias à doenças, muitos desses organismos cumprem funções importantes para o meio ambiente e também a vida humana.


Como por exemplo as bactérias saprofágicas;quando elas se alimentam de matéria orgânica morta, elas as transformam em compostos inorgânico mais simples e eles serão incorporados em outros níveis tróficos na cadeia alimentar.Ou seja, assim como os fungos, as bactérias exercem um papel de grande importância para a manutenção da vida na Terra.Também há outras bactérias que são capazes de fixar nitrogênio, logo fertilizando o solo e fornecendo compostos nitrogenados a diversas plantas.

Doenças causadas por Bactérias 

Meningite


É uma doença provocada por bactérias conhecidas como meningococos (tipo A, B ou C). Essas bactérias inflamam as membranas que envolvem o cérebro, as meninges. Os sintomas da doença são: forte dor de cabeça, pressão na nuca e febre alta. A transmissão é realizada pelo contato direto com a pessoa contaminada por meio da fala, da tosse, do espirro e da saliva. Evita-se a doença por meio da vacinação.

Tétano

É uma doença causada pela penetração da bactéria por meio de corte, arranhão ou qualquer outra lesão da pele por onde ela ingresse. A transmissão é realizada pelo contato direto com pessoas contaminadas ou por meio do bacilo causador da doença que está no ar, na terra, no lixo e na ferrugem. É uma doença que pode levar o indivíduo à morte. Essa doença pode ser evitada protegendo a região afetada e por meio da vacina antitetânica.

Tuberculose

É causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), atacando os pulmões. O tratamento é feito com antibióticos e as medidas preventivas incluem vacinação das crianças com BCG, abreugrafias periódicas e melhoria dos padrões de vida das populações mais pobres.

Lepra ou hanseníase

É transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) e causa lesões na pele e nas mucosas. Quando o tratamento é feito a tempo a recuperação é total.

Tracoma

É uma inflamação da conjuntiva e da córnea que pode levar à cegueira. A doença é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, de estrutura muito simples, semelhante a um vírus, e a transmissão se dá por contato com objetos contaminados. A profilaxia inclui uma boa higiene pessoal e o tratamento é feito com sulfas e antibióticos.